2.º Combate de Zugarramurdi, 31 de agosto de 1813

Combate de Zugarramurdi, 31 de agosto de 1813

[carta de Carlos Frederico Lecor a Manoel de Brito Mozinho, secretário militar do Marechal General W. C. Beresford, reportando o segundo Combate de Zugarramurdi, a 31 de agosto de 1813, às ordens do General Lord Dalhousie, comandante da 7.ª Divisão aliada.]

Illmo. Snr

Tenho a honra de remeter a V Sª incluso o mappa dos mortos, feridos, e prezioneiros que teve a Brigada do meu Comm.do no dia 31 do mez passado no ataque que executei por ordem de Lord Darluze sobre o Povo de Zugaramurda na manhã do sobredito dia, do qual expulsei o inimigo e das alturas immediatas sofferendo os francezes mtº mais perda em officiais e soldados.

Huma Compª do Regimento n.º 7 avansou em flanqueadores; porem adiantandose mais do que devia o seu flanco direito, forão victimas do seu valor 1 sargento e 8 soldados, ficando involvidos por huma partida de Cassadores inimigos.
Não tenho que elogiar em particular indeviduo algum dos tres corpos que tenho a honra de commandar, pois todos fizerão o seu dever com igual sangue frio.

O Ten. Cor. Calheiros Command.te do regimento n.º 7 teve o seu cavallo ferido e portouse com todo o acerto; assim como o Cor. Doyle de n.º 19, e Ten. Cor. Zulque do Bam. n.º 2.º.

Dipois de o inimigo se ter retirado para o Campo do Povo de Anhoa fui rendido por huma Brigada da 3.ª Divisão, e tive ordem para marchar a Echelar, e hoje para Lesaca, aonde me acho com a brigada do meu Commando.

D.s gd.e a V S.ª m.s an.s
Campo de Lesaca, 1 de Setembro de 1813

Illmo. Sr. Manoel de Brito Mozinho

Carlos Fredº Lecor
M de C.

Arquivo Histórico Militar, 1-14-243-19

Combateram nesta ação os seguintes:
– Regimento de Infantaria n.º 7- 806 homens : Tenente Coronel Francisco Xavier Calheiros [Bezerra do Araujo];
– Regimento de Infantaria n.º 19- 986 homens : Coronel John Doyle;
– Batalhão de Caçadores n.º 2 – 466 homens: Major Zuhlcke

Nota: o Capitão John Ross, que comanda duas companhias de Infantaria 7 no dia 13, morre neste combate.


Vista de Zugarramurdi e Ainhoa. Entre ambas as vilas, a fronteira hispano-francesa. (Google Earth)
Sobre Jorge Quinta-Nova 71 artigos
Rato de biblioteca. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na UAL, pesquisa desde 2007 o Exército Português nos finais do Antigo Regime, durante as Guerras Revolucionárias, principalmente Carlos Frederico Lecor, de quem anda reconhecidamente Em Busca. É um reputado amante da Medalha Militar, entre a fundação em 1863 e 1911.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*