Medalha Comemorativa: Feridos em Campanha

A MEDALHA DOS FERIDOS EM CAMPANHA, criada a 28 de Maio de 1946 (a partir de uma insígnia simples criada a 5 de Outubro de 1918), é atribuída aos militares que, em campanha ou em circunstâncias com ela directamente relacionadas, tenham sofrido uma diminuição permanente, caracterizada pelo prejuízo ou perda anatómica de qualquer órgão ou função. Originalmente, a 5/10/1918, pelo decreto n.º 4886, foi criada como um insígnia, consistindo de fita simples, com a designação de INSÍGNIA DE MUTILADOS E ESTROPIADOS DE GUERRA .

DESENHO
ANVERSO
Estrela de cinco pontas, cinzeladas, cada uma terminada por uma esfera armilar pequena; ao centro, um disco carregado de um Emblema Nacional rodeado de um listel circular com a legenda «FERIDOS EM CAMPANHA», em letras de tipo elzevir, maiúsculas;

REVERSO
Idêntico ao anverso, mas tendo ao centro um disco com a legenda «MORRER MAS DEVAGAR», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, dispostas em três linhas; cercando a legenda, duas vergônteas de louro, frutadas e cruzadas nos topos proximais.

FITA SIMPLES (BARRETA)

FONTES
– Decreto-Lei n.º 316/2002 de 27 de Dezembro – Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas;
– MELO, Olímpio de (1923), Ordens Militares Portuguesas e Outras Condecorações, Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa.


Decreto que cria a insígnia especial para militares promovidos por distinção (que se tornará medalha 7 anos depois em 1926), com uma pequena adição exemplificativa (in: Diário do Governo, I série – n.º 246, 2DEZ1919)

Sobre Jorge Quinta-Nova 71 artigos
Rato de biblioteca. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na UAL, pesquisa desde 2007 o Exército Português nos finais do Antigo Regime, durante as Guerras Revolucionárias, principalmente Carlos Frederico Lecor, de quem anda reconhecidamente Em Busca. É um reputado amante da Medalha Militar, entre a fundação em 1863 e 1911.

2 Comentários

  1. Falta receber a medalha de merito e feitos no ultramar guerra colonial vou receber a medalha de feridos em campanha dia 28 Setembro 2017 Alcochete e o respetivo diploma espero que este meu pedido de merito sejarevisto esta averbado na minha caderneta militar estive Angola Nambuangongo 67/69 bat cav 1927 comp cav 1774 n” mec,08331467 Carlos Alberto Dos Santos Sobral

    • Antes de mais quero agradecer-lhe o serviço a Portugal. Espero que os seus pedidos sejam aceites e que o mérito seja sempre honrado. Que a Pátria não esqueça de quem por ela se esforça.
      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*